O Oscar é uma das cerimônias mais importantes do mundo, ele foi feito para o reconhecimento à excelência de profissionais da indústria cinematográfica. O prêmio é entregue anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, fundada em 1927. É a mais antiga cerimônia de premiação na mídia, tendo sua primeira premiação em 16 de maio de 1929. Sendo o mais famoso e cobiçado troféu no mundo do cinema, com uma pequena estatueta de 35cm de altura pesando quase 4kg, feita de estanho folheado a ouro de catorze quilates, em forma de um cavaleiro sobre um pedestal no formato de um rolo de filme, com uma espada de cruzado atravessada verticalmente no peito.
Os filmes que mais ganharam o Oscar foram Ben-Hur (1960), Titanic (1998) e O Senhor dos Anéis: o Retorno do Rei (2004), recebendo 11 estatuetas cada um.
Os filmes que mais receberam indicações ao Oscar foram Titanic, na cerimônia de 1998, e A Malvada (1951), cada um concorreu em 14 categorias.
O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei é o primeiro, e até hoje, o único filme de fantasia da história a receber um prêmio Oscar de Melhor Filme.
A trilogia O Senhor dos Anéis foi a franquia mais prestigiada, foram 17 prêmios Oscar em 30 indicações.
A Walt Disney completou 64 indicações ao Oscar, e tem o maior número de todos o tempos.
A inglesa Greer Garson entrou para a história em 1943, não porque foi indicada sete vezes ao Oscar de melhor atriz, mas sim quando ganhou sua única estatueta, por ter sido a autora do mais longo discurso de agradecimento da premiação. Greer, protagonista de Rosa da Esperança, falou durante 5min30s.
A mais jovem vencedora de um Oscar foi a pequena Tatum O'Neal, que aos dez anos recebeu o premio como atriz coadjuvante no filme Lua de Papel, de 1974.
Apenas 3 filmes já receberam as 5 principais prêmiações - Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Roteiro (Adaptado ou Original), Melhor Diretor e Melhor Filme - são eles: Aconteceu Naquela Noite, em 1934, Um Estranho no Ninho, em 1975 e O Silêncio dos Inocentes, em 1990.
Em toda a história da premiação do Oscar, houve dois empates: em 1933 Wallace Beery (The Champ) e Fredric March (O Médico e o Monstro) dividiram o prêmio de melhor ator. Em 1969 foi a vez de Barbra Streisand (Funny Girl) e Katharine Hepburn (O Leão no Inverno) dividirem o de melhor atriz. Na época, era considerado empate um resultado que desse uma diferença de até três votos entre os mais votados. Hoje, o empate se tornou muito mais difícil porque o número de votos precisa ser rigorosamente igual.
O maior número de pessoas citadas no agradecimento feito após ganharem a estatueta do Oscar ocorreu na cerimônia de 1947, quando Olivia de Havilland ganhou o seu prêmio como melhor atriz pelo desempenho no filme de 1946 Só resta uma lágrima, e agradeceu a 27 pessoas.
A 83ª Cerimônia do Oscar será em fevereiro de 2011. No Brasil, 23 filmes se inscreveram para participar da seleção do filme brasileiro que poderá concorrer ao Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira de 2011, entre eles As Melhores Coisas do Mundo, Bróder, Nosso Lar, Lula, o Filho do Brasil e O Bem Amado. Clique aqui e veja a lista completa dos filmes que estão concorrendo.
Fiquem ligados nas premiações e não deixe de assistir os filmes vencedores!
______________________________
Franciele Veiga
@FraanV
@Click_SaoLeo
0 comentários:
Postar um comentário
O Click São Léo agradece seu comentário.