O bairro Feitoria abriu espaço na manhã ensolarada de sábado para lembrar da tradição e também da importância da literatura na vida de todos. O desfile farroupilha, que ocorreu na Avenida Integração, mobilizou famílias de todo o bairro. Todos interessados em celebrar a cultura gaúcha e acompanhar a apresentação das escolas, bandas marciais e entidades tradicionalistas.
Nesta edição, as escolas e a comissão organizadora do desfile apostaram no tema literatura e tradicionalismo, homenageando escritores gaúchos. A proximidade com o 20 de Setembro também levou uma multidão para os acampamentos do Parque do Trabalhador e Feitoria no fim de semana. A Escola Caic Madezatti, que deu início à festa na avenida, homenageou e trouxe para o desfile a escritora Jurema Chaves. A estudante da 8ª série, Nathaja Nienow, 14 anos, acha interessante os poemas da homenageada de sua escola pelo fato de contemplar o sentimento de ser gaúcho, mas também da natureza e do amor. "Entre os meus favoritos estão A Primavera e Lenço Colorado."
A titular da 2ª Coordenadoria Regional de Educação, Maria Luiza Sedrez, disse que a escolha do tema foi acertado e oportuno. "A literatura gaúcha está muito presente no desfile, o que valoriza nossa cultura e tradicionalismo."
Força do bairro
Para o prefeito Ary Vanazzi, a cada edição o desfile envolve mais as escolas e a comunidade. "É uma característica muito forte neste bairro, o espírito tradicionalista que destaca a nossa cultura e história." Satisfeita com a participação das escolas em dar conta da temática do desfile, a secretária municipal de Educação Leocádia Schoffen atribuiu a proposta pedagógica ao planejamento de alunos e professores."
Todo o conhecimento que perpassa a sala de aula é fruto de um empenho ao longo do semestre e isso foi evidenciado hoje (sábado)."
__________
Suzana Castro e Aline Marques
Jornal VS
__________
Pedro H. Tesch (@phtesch)
@ClickSaoLeo
0 comentários:
Postar um comentário
O Click São Léo agradece seu comentário.