Tempo - Ciclone provoca mais chuva, intensifica o frio e traz possibilidade de neve ao RS

domingo, 31 de julho de 2011

O tempo continua instável esta semana no Rio Grande do Sul. Um sistema de baixa pressão atmosférica mantém a presença das nuvens e as condições de chuva ao longo desta segunda-feira em grande parte das regiões.

 

Serra, que teve neblina neste domingo, poderá ter neve durante a semana - Vanessa Franzosi

 

Na terça-feira, esse sistema dá origem a um ciclone extratropical que pode provocar ventos de 80km/h a 100km/h, sobretudo no Sul e no Leste.


Além disso, por causa da instabilidade associada à queda das temperaturas, a possibilidade de neve no Estado não está descartada, conforme previsão da meteorologista Estael Sias, da Central RBS.

 

— Da mesma forma que o ciclone suga umidade da Amazônia, transporta ar frio ao circular os ventos no sentindo dos ponteiros do relógio. Nessa combinação de ar frio e chuva, aumenta a chance de precipitação de neve em áreas isoladas da Serra, sobretudo à noite, entre terça e quarta-feira — explica Estael.


O vento também vai intensificar a sensação de frio nos próximos dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na quarta-feira a mínima pode chegar a -1ºC, e há previsão de geada. Ainda de acordo com o Inmet, as temperaturas máximas não devem passar dos 15ºC no RS até quinta-feira.


Segundo Estael as condições favoráveis à ocorrência de vento forte e neve continuam até quarta-feira, quando o ciclone começa a se afastar. Alguns modelos, porém, indicam a instabilidade saindo mais rápido para o oceano, o que reduz as chances de nevar.


Mínima foi de 1°C neste domingo


O domingo foi de temperatura baixa no Rio Grande do Sul. Em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, a mínima foi de 1°C. A máxima foi registrada em Iraí, no Extremo Norte.
Na Capital, a temperatura não passou dos 12,4°C. A mais baixa registrada em Porto Alegre foi de 8,8°C. Os dados são do Inmet.

 

__________

 

Via Zero Hora

 

__________

 

Evelise Schenatto (@eveschenatto)

@ClickSaoLeo

0 comentários:

Postar um comentário

O Click São Léo agradece seu comentário.