A prefeitura de Porto Alegre iniciou nesta terça-feira a coleta automatizada de lixo orgânico domiciliar na capital. Os primeiros contêineres foram implantados na praça da Matriz, no centro, e a previsão é de que mais 1.100, que abrangerão 13 bairros da cidade, estejam instalados até a próxima semana.
De acordo com a prefeitura, Porto Alegre é a primeira capital a ter o novo sistema, que deverá suprir a falta de local apropriado para depositar lixos de algumas regiões.
Os contêineres ficarão disponíveis 24 horas por dia para coletar o lixo. De acordo com o diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Mário Moncks, nenhum contêiner ficará a mais de 100 m de outro, de modo que ninguém precisará andar mais do que 50 metros para descartar o lixo orgânico.
O prefeito José Fortunati, juntamente com o diretor-geral do DMLU, acompanhou a instalação dos equipamentos. Fortunati explicou que a coleta seletiva não está incluída na mudança. Por ser nacionalmente reconhecida como exemplo e ter características muito específicas, a coleta seletiva continuará sendo duas vezes por semana, em 100% dos bairros da cidade e fora dos contêineres.
O prefeito pediu ainda que a população continue separando o lixo reciclável, que alimenta os 17 galpões de reciclagem da cidade. "Além da questão ambiental, esses resíduos geram emprego e renda a centenas de famílias", afirmou.
__________
Via Portal Terra
__________
Evelise Schenatto (@eveschenatto)
@ClickSaoLeo
0 comentários:
Postar um comentário
O Click São Léo agradece seu comentário.