A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul prorrogou novamente a campanha de vacinação contra o sarampo, que deveria terminar hoje (29). Os postos de saúde continuarão a vacinar crianças até o dia 13 de agosto.
O estado não atingiu a meta de imunizar 95% das crianças de 1 a 7 anos de idade, estipulada pelo Ministério da Saúde. Até a manhã de hoje, 750.013 crianças foram imunizadas, equivalente a 93% do público-alvo. A vacina protege também contra a rubéola e a caxumba.
O sarampo é uma doença contagiosa que provoca febre, tosse seca, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre quando o doente expele secreções ao tossir, falar, espirrar ou respirar. A vacina é a maneira mais eficaz de prevenir a doença.
Em 2011, foram registrados 18 casos de sarampo, considerados importados por apresentarem o mesmo vírus circulante na Europa. O vírus do sarampo não circula livremente no Brasil há 11 anos, segundo o ministério. Os casos identificados desde então tiveram origem em outros países (são importados), ou seja, não foram causados por vírus que circula no território nacional.
__________
Fonte: Jornal Nova Fronteira
__________
Tales Kraemer (@taleskraemer)
@ClickSaoLeo
0 comentários:
Postar um comentário
O Click São Léo agradece seu comentário.