A 5ª Romaria do Padre Reus será realizada no domingo, 10 de julho, com concentração a partir das 9 horas na Praça Tiradentes, em frente à Prefeitura Municipal de São Leopoldo. A saída em direção ao Santuário Sagrado Coração de Jesus, junto ao túmulo de Padre Reus, está programada para as 9:30h.
A caminhada vem superando o número de participantes a cada ano. Em 2010, reuniu mais de 12 mil fiéis e promete ser ainda maior em 2011. O crescimento da Romaria do Padre Reus é notório. Em 2007, primeiro ano do evento, chovia muito e mesmo assim 5 mil fiéis participaram. Na edição seguinte, o sol apareceu e o número passou para 8 mil. Em 2009, o aumento registrado foi de 100% em relação à primeira Romaria: 10 mil pessoas caminharam pelas ruas de São Leopoldo.
O evento que integra o calendário oficial da cidade e da Secretaria de Turismo do Estado, ocorre sempre no segundo domingo do mês de julho, por ser uma data próxima ao aniversário (10 de julho de 1868) e falecimento do Padre Réus (21 de julho de 1947). A romaria acontece este ano exatamente na data em que Padre Réus completaria 143 anos.
Ao final da caminhada será celebrada pelo Bispo Dom Zeno Hastenteufel uma missa no Santuário Sagrado Coração de Jesus.
CAMISETAS - Assim como ocorreu no ano passado, desta vez os fiéis também poderão adquirir camisetas da romaria. Ao custo de 15 reais, elas podem ser encontradas na CDL (Rua Marquês do Herval, 643, Centro) e na secretaria do Santuário Sagrado Coração de Jesus (Rua Lutgen,78, bairro Cristo Rei).
Processo de beatificação de Padre Reus
Iniciado em 1953, seis anos após sua morte, o processo de Beatificação de Padre Reus se estende por mais de 50 anos. Em 2010, Dom Zeno Hastenteufel, bispo da Diocese de Novo Hamburgo, passou a olhar com maior atenção para a causa do santo popular. Uma Comissão Postuladora Diocesana foi instalada para fins de aceleração do processo que é burocrático e minucioso.
O bispo nomeou integrantes da comissão histórica para analisar e estudar a trajetória de João Baptista Reus em vida. Segundo Dom Zeno Hastenteufel, estudos a partir da morte de Padre Reus já existem, agora é necessário a obtenção de relatos da atuação dele em vida. ¿O processo de beatificação analisa todas as etapas", explica o bispo.
__________
Fonte: Saoleopoldo.rs.gov.br
__________
Tales Kraemer (@taleskraemer)
@ClickSaoLeo
0 comentários:
Postar um comentário
O Click São Léo agradece seu comentário.