Com o atraso na saída do avião com o corpo do ex-presidente Itamar Franco de Juiz de Fora rumo a Belo Horizonte, provocado pelo mau tempo na região, a presidente Dilma Rousseff decidiu embarcar ao meio-dia para a capital mineira, onde irá acompanhar o velório no Palácio da Liberdade, sede do governo de Minas Gerais.
A chegada da mandatária em Belo Horizonte está prevista para as 13h. Dilma viaja acompanhada dos ministros Antonio Patriota, das Relações Exteriores, Ideli Salvatti, das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, e Helena Chagas, da Comunicação Social.
Segundo a agenda da presidente, a comitiva deve retornar a Brasília às 15h.
O corpo do ex-presidente Itamar Franco chegou por volta de 11h10min à Base Aérea da Pampulha, em BH, onde foi recebido pelo governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia.
Desde cedo, centenas de pessoas aguardam na Praça da Liberdade a chegada do corpo. Em frente ao Palácio, centenas de coroas de flores foram depositadas. Os arranjos foram enviados por diversas pessoas, entidades comerciais, governadores e até presidentes de outros países.
O trânsito na Praça da Liberdade foi fechado e as pessoas formaram uma fila para passar em frente ao caixão, colocado no salão nobre do palácio, e prestar, por alguns segundo, homenagem ao ex-presidente.
As filhas de Itamar Franco, Fabiana e Georgiana, acompanharam o cortejo que segue pelas ruas de Belo Horizonte em um antigo carro aberto do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. O veículo é uma relíquia guardada pelo Corpo de Bombeiros: o American La France, fabricado em 1959 em Nova York. O caminhão é conhecido pelos mineiros por ter sido usado para transportar pelas ruas da capital o corpo de Tancredo Neves e, mais recentemente, do ex-vice-presidente José Alencar.
Itamar Franco morreu no sábado e, logo após, Dilma ofereceu o Palácio do Planalto para o velório. Mas a família do ex-presidente recusou o convite informando que as cerimônias ocorreriam em Juiz de Fora, cidade de coração de Itamar, e em Belo Horizonte.
A cerimônia de cremação do corpo do ex-presidente está prevista para o final da tarde de hoje e será reservada apenas para a família, segundo parentes. A cremação ocorrerá em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Aos 81 anos, Itamar Franco morreu no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado desde o dia 21 de maio, quando foi diagnosticado com leucemia. Ele teve um acidente vascular cerebral (AVC), entrou em coma e não resistiu.
__________
Fonte: Zero Hora.
__________
Igor Henrique Mello (@_igormello)
@ClickSaoLeo
0 comentários:
Postar um comentário
O Click São Léo agradece seu comentário.