Saúde - Campanha nacional de vacinação contra a gripe vai até a próxima sexta-feira.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Mais de 12 milhões de brasileiros já estão imunizados contra a gripe sazonal, informa balanço parcial da 13ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que acaba na próxima sexta-feira (13/5). O número representa 40% do público-alvo, que é de aproximadamente 30 milhões de pessoas, e 50% da meta do Ministério da Saúde, que é vacinar 80% dessa população – cerca de 24 milhões de pessoas. As informações são das Secretarias estaduais e municipais de Saúde e contabilizam as doses de vacina ofertadas até as 15h30 da última sexta (06/04).

 

Este ano, pela primeira vez desde 1999, a campanha passou a incluir crianças de seis meses a menores de dois anos, gestantes em qualquer período da gravidez e trabalhadores dos serviços de saúde que atuam no atendimento de pacientes e na investigação de casos de infecções respiratórias. Além desses três grupos, serão vacinados os idosos (pessoas com 60 anos e mais) e os povos indígenas.

 

 

Promovida por todo o Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo o ministério, secretarias estaduais e municipais, a campanha utilizará 32,7 milhões de doses para todos os estados e municípios brasileiros. A vacina protege contra os três principais vírus que circularam no hemisfério Sul em 2010, entre eles o da influenza A (H1N1).

 

Outra forma de prevenir a gripe é manter hábitos simples de higiene, como lavar as mãos com frequência, cobrir nariz e boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar e não compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal se estiver com sintomas de gripe – febre, tosse, coriza, dor de cabeça e dor no corpo (músculos e articulações).

 

A campanha em São Leopoldo:

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsad) de São Leopoldo informa que já vacinou 7.023 pessoas na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 2011.  A imunização iniciou no dia 25 de abril e acontecerá até 13 de maio em 17 pontos da cidade.

 

Postos: Centros de Saúde Centro, Feitoria e Saúde Scharlau. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Brás, Cohab Duque, Cohab Feitoria, Paim, Parque Mauá, Rio dos Sinos, Santo André, Santos Dumont, Trensurb, Materno Infantil, Campestre, Pinheiro, Rio Branco e Vicentina.

 
Crianças - Os pais devem levar as crianças duas vezes aos postos de vacinação, quando será aplicada meia dose em cada vez. É essencial que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina para que seja aplicada, então, a segunda dose.


Idosos - Na população com mais de 60, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias. Entre os residentes em casas de repousos e/ou asilos, a redução na mortalidade chega a 60%.


Contraindicações - Não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico primeiro.

 

Blog do Planalto / Portal Prefeitura de São Leopoldo

 

______________________________

 

Evelise Schenatto

@eveschenatto

@Click_SaoLeo

0 comentários:

Postar um comentário

O Click São Léo agradece seu comentário.