Polícia - Suspeito de matar casal e criança é preso em São Leopoldo.

domingo, 15 de maio de 2011

Homem foi acusado pelo próprio comparsa de ser responsável por crime em Barros Cassal.

 

Uma ação conjunta entre Polícia Civil e Brigada Militar de São Leopoldo, desencadeada ontem pela manhã no bairro Rio dos Sinos, culminou na prisão de um suspeito de 21 anos, apontado em investigações e pelo próprio comparsa (um menor de 17 anos) de ser responsável pela morte de um casal de agricultores e de uma criança de 9 anos, em Barros Cassal, na Sexta-Santa. O suposto homicida, investigado também no roubo de explosivos em Caxias do Sul e pelo homicídio do padrasto, em São Leopoldo, foi encontrado em uma casa na Rua Cristal, na Vila dos Tocos.

 

O titular da 2.ª DP leopoldense, delegado Adriano Nonnemmacher, que dá suporte para a Polícia Civil de Barros Cassal, responsável pelo inquérito, garante a periculosidade do suspeito tão jovem. "Foi trazido à DP, mas disse que falaria só em juízo." Nonnenmacher explica que ele está sendo apontado no roubo dos explosivos em razão de que o carro usado do ataque seria o Gol, roubado na casa da família, em Barros Cassal.

 

CRIME EM BARROS CASSAL

Com prisão temporária determinada pela Justiça, o suspeito foi levado para o Presídio de Soledade ainda no início da noite de ontem. O adolescente envolvido no caso, apreendido na semana passada também na Vila dos Tocos, confessou em detalhes o crime à Polícia Civil antes de ter sido expedida sua internação provisória. Semanas atrás o inspetor da DP do interior, que está a frente do caso, Flamarion Lemos Lopes, contou que a dupla teria chegado na casa dos agricultores na quarta-feira da semana da Páscoa e frisou que o fato do filho de 12 anos ter se escondido dentro do guarda-roupas, escapando da morte, foi crucial para a identificação e prisão dos suspeitos. ``Os agricultores Roni Cardoso, 40 anos, Losângela dos Santos, 30 anos, e Rian dos Santos Tonial, 9, foram mortos a tiros na casa da família, na Estrada Duas Léguas, área rural, no interior de Barros Cassal, localidade próxima a Soledade, distante 250 quilômetros de São Leopoldo.''

 

Entenda o caso

  1. Os suspeitos de 21 e 17 anos teriam chegado na casa da família de agricultores na quarta-feira da semana da Páscoa. No depoimento prestado pelo menor, revelado pela Polícia Civil, a dupla teria aceitado o convite da mulher em eles se hospedarem na casa para efetuarem um crime (roubo).
  2. Na Sexta-Santa, o menor (segundo o depoimento dado pelo mesmo) teria pego um revólver calibre 38 que ele disse estar na casa e, com medo de ser morto pelo casal, começou a atirar. Cardoso foi morto com três tiros; a mulher com outros dois disparos (no quarto) e a criança de 9 anos, que estava na sala da residência, foi morta com um disparo de arma de fogo na cabeça. O menino de 12 anos, filho do casal, se escondera no guarda-roupas. 
  3. Após matar o casal e a criança, o rapaz de 21 anos entrou no automóvel Gol e fugiu. O adolescente seguiu logo após com a motocicleta da família.
  4. Em um determinado trecho o adolescente teria alcançado o suspeito que tripulava o automóvel. Ele abandonou a moto (ainda nas proximidades do crime) e teriam seguido viagem no carro, em direção a Porto Alegre. 
  5. O menor teria dito que abandonara o automóvel Gol próximo a cidade de Canoas e que teriam voltado para São Leopoldo de ônibus. No entanto, em investigação atual a Polícia aponta o carro da família executada em Barros Cassal como o automóvel usado na ação que resultou no roubo de 17 quilos de explosivos, em Caxias do Sul, semana passada. 
  6. O adolescente foi detido para esclarecimentos em 4 de maio, mas a Polícia teve que soltá-lo, pois a Promotoria diz não ter dado a internação do garoto em razão da falta de vaga no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), em Novo Hamburgo. Dias depois, expediu-se o mandado e o menor foi apreendido.
  7. Os dois suspeitos de terem executado as 3 pessoas, no interior do Estado, estão recolhidos. O inquérito deve ser entregue a Justiça em breve.

Fernanda Bassôa

Diário de Canoas

 

______________________________

 

Pedro H. Tesch
@phtesch
@Click_SaoLeo

0 comentários:

Postar um comentário

O Click São Léo agradece seu comentário.