São Leopoldo: Ministério Público oferece denúncia contra ex-militar.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

São Leopoldo - O 1º promotor de Justiça Criminal de São Leopoldo, Sérgio Luiz Rodrigues, ofereceu denúncia contra André Ewerson Silva dos Santos, 21 anos, pela prática de homicídio qualificado no dia 9 de dezembro do ano passado. A vítima é Tainara Mohr Schumanski, 27 anos. O jovem, que era militar e foi exonerado do Exército, está preso na Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ) acusado de ter matado Tainara no dia 9 dezembro, por volta das 20h50, na Rua Almirante Barroso, no bairro Duque de Caxias, fazendo uso de cacos de vidro e de instrumento contundente.


"Ele matou a vítima Tainara, desferindo-lhe 76 golpes nas regiões da cabeça, pescoço e tórax, conforme necropsia", diz o promotor, ressaltando na denúncia "que a necropsia atesta que a causa da morte foi decorrente de hemorragia externa consecutiva à laceração de veia jugular interna direita’’, diz o promotor.

 

Manifestação da acusação
De acordo com o promotor criminal, o denunciado alega legítima defesa. "A quantidade de golpes desferidos em regiões letais mostra que a intenção era matar e não de defesa", afirma o promotor Sérgio Luiz Rodrigues. Segundo o promotor Rodrigues, o denunciado, querendo, tem prazo de dez dias para apresentar resposta escrita e, após a manifestação da acusação, devem ser ouvidas as testemunhas arroladas pelas partes (acusação e defesa) em audiência de instrução.

Intenção de matar
O promotor criminal Sérgio Luiz Rodrigues diz que o crime foi cometido mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima. "A quantidade de golpes desferidos em regiões letais mostra que a intenção era matar, e não de defesa."

 

Relembre o caso
1 Após diligências, em menos de 24 horas após o crime na noite de 9 de dezembro agentes da 1ª Delegacia de Polícia chegaram ao nome do então militar e descobriram que ele tinha uma fixação pela vítima e que naquela noite teria procurado Tainara com a finalidade de impedir que ela embarcasse para a Itália, pois estava com passagem comprada e iria casar-se naquele país.
2 No armário pessoal do militar, na sede do 18º BIMtz, os policiais apreenderam o notebook de Tainara, onde estariam armazenados e e-mails com ameaças do soldado.
3 André Ewerson da Silva dos Santos inicialmente ficou recolhido em uma cela do quartel desde que confessou à Polícia Civil ter matado Tainara com cacos de vidro. Ele foi exonerado do 18º BIMtz no final de janeiro e encaminhando ao presídio comum. De acordo com o chefe de investigação da 1ª DP, Sérgio Sá, ele está detido na PEJ.

 

Outros delitos
A denúncia do Ministério Público, além de homicídio qualificado, também inclui outro dois fatos delituosos. Um deles se refere ao furto do notebook da vítima, que foi localizado e apreendido pela Polícia Civil no dia 13 de dezembro e encaminhado para avaliação e perícia. O promotor ainda aponta na denúncia o furto de R$ 400 reais que teriam sido furtados da avó da vítima e moradora na residência onde Tainara foi morta.

Próximos passos
1 - O procedimento judicial começa com a notificação da defesa para apresentação de uma resposta escrita à acusação.
2 - Respondida a acusação, o juiz recebe a denúncia com designação de audiência de instrução, na qual serão ouvidas as testemunhas arroladas pelas partes (acusação e defesa).
3 - Ministério Público e defesa apresentam memoriais (alegações escritas).
4 - Juiz decide se o caso vai a júri popular.
5 - Decidido pelo júri, o juiz designa data, sorteia os jurados e marca a sessão de julgamento.

 

Jornal NH

 

______________________________

 

Renata Oliveira
@renata_azzii

@Click_SaoLeo

5 comentários:

Anônimo disse...

Eu era amiga da Tainara, este caso deveria Ser passado por todos os meios de comunicacao aqui no Brasil, este assassino tem que pegar pena maxima.
Estamos destruidos com este fato cruel e barbaro.

Anônimo disse...

eu conhecia o André e fiquei muito chocada com essa noticia pois ele estudava na mesma escola que eu e nunca imaginei que ele era uma pessoa perigosa, pois sempre se deu bem co todo mundo e nao tinha comportamentos de um assassino.

Anônimo disse...

è muito triste, eu não acreditei quando soube que o andré fez isso com Essa pobre menina =/ conhecia ele de infancia, passavamos as ferias juntos, ele sempre foi o mais tranquilo, sempre fazendo brincadeiras de bom humor nunca pensei que ele faria algo assim, pra fazer isso, é um absurdo, lamentavel, coitada da familia da vitima.

Anônimo disse...

EU SOU O NOIVO DELLA E GARANTO A TODOS ELE VAI PAGAR! TUDO ISSO QUE ME FEZ E NAO SO AMIM AOS FAMILIARES A Vò DA MINHA TANA ! UMA MORTE ORRIVEL E VIOLENTA !!! JUSTIçA SEJA FEITA DE QUALQUER FORMA POSSIVEL!

Anônimo disse...

UM ABSURDO ESSE MONSTRO ESTRA NO HOSPITAL DO QURTEL
VERGONHA!!!!
VERGONHA A LEI BRASILEIRA

Postar um comentário

O Click São Léo agradece seu comentário.