São Leopoldo - Chuva alaga centro de saúde e compromete atendimento médico.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Às escuras, médicos e enfermeiros ficaram sem condições de atender aos doentes

 

Os pacientes que procuraram o atendimento médico do Centro de Saúde Campina, em São Leopoldo, nesta manhã, foram orientados a buscar outras unidades da Prefeitura. A forte chuva desta quinta-feira alagou o local e causou infiltrações na rede elétrica, dando início a um curto-circuito que obrigou técnicos de uma empresa especializada a desligarem a luz para evitar um acidente maior.

 

— Pela segurança deles [os pacientes], pedimos para que busquem a emergência do Hospital Centenário — explicou a coordenadora de enfermagem do centro de saúde, Daniela Costa.
Com baldes, os profissionais tentavam conter a água nas salas de procedimento e de enfermagem e na recepção. Segundo o médico Guilherme Aldabe, o posto fica aberto 24 horas e atende entre 180 e 190 pessoas por dia.


Foto: Ronaldo Bernardi

 

Sofrendo de problemas cardíacos, a dona de casa Maria Sonia Rodrigues, 62 anos, foi ao posto buscar as receitas dos medicamentos controlados que precisa, mas terá de voltar outro dia.
— Não tem nada, está tudo molhado aqui, não se pode fazer nada. Eu vou esperar pelo dia que estiver liberado, porque estou acostumada come este médico — relatou.


Já a vendedora Rejane de Mattos, 20 anos, que apresentava sintomas como febre, vômitos e dor de cabeça, voltou para casa sem saber a causa do mal estar:
— Quando cheguei lá, tinha uma plaquinha dizendo que estava interditado por alagamento. De tarde, vou buscar atendimento no [Centro de Saúde] Scharlau.

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, a equipe do Campina reforçará o atendimento no Scharlau, também na região norte, para onde os pacientes devem ser encaminhados enquanto o posto permanecer fechado. Até as 10h, a Prefeitura ainda não havia calculado os prejuízos causados pela chuva.


Foto: Ronaldo Bernardi

ZERO HORA

 

______________________________

 

Pedro H. Tesch
@phtesch
@Click_SaoLeo

0 comentários:

Postar um comentário

O Click São Léo agradece seu comentário.