Cinema - Tropa de Elite 2: atacando em duas frentes.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Divulgação

 

Filme brasileiro com o maior público da história – 11,3 milhões de espectadores –, Tropa de Elite 2 chega agora ao DVD e blu-ray (pelo selo Vinny Filmes) ao mesmo tempo em que inicia sua carreira internacional. O longa foi exibido fora de competição no Festival de Sundance, nos EUA, em janeiro, e está na programação paralela do Festival de Berlim, que começou ontem.

 

Em Sundance, o blog Slash Film classificou-o como “policial imperdível” e fez referências a Os Infiltrados, de Martin Scorsese, e O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola. A revista Variety comparou a batalha do coronel Nascimento (Wagner Moura) contra as milícias sustentadas por policiais e políticos corruptos à enfrentada pelo tira Serpico, vivido por Al Pacino no filme homônimo de Sidney Lumet. Para o Hollywood Reporter, Nascimento é da turma de Dirty Harry, o policial durão consagrado por Clint Eastwood. Ambas as publicações, porém, acharam exageradas a narração em off, sobretudo pela dificuldade gerada para o acompanhamento das legendas em inglês. A Variety disse ainda que o diretor José Padilha “precisa regular a tendência ao sensacionalismo, à hiperatividade e à dramaturgia óbvia”.

 

Por conta da sua data de lançamento no Brasil, Tropa 2 não entrou na lista para disputar a indicação ao Oscar de filme estrangeiro, o que pode ocorrer para a edição de 2012. Conforme a performance do filme nos EUA, não é impossível que figure também em outras categorias, a exemplo do que ocorreu com Cidade de Deus.

 

Padilha diz que não haverá um Tropa 3, mas pode voltar ao tema em um filme sobre a invasão da polícia ao Complexo do Alemão, no Rio. Antes, o diretor deve lançar o documentário Segredos da Tribo, que mostra como os estudos sobre os índios ianomâmis alimentam uma fogueira das vaidades no mundo acadêmico. Padilha prepara ainda a ficção Nunca Antes na História deste País, sobre o Mensalão.

 

ZERO HORA – Segundo Caderno

 

______________________________

 

Renata Oliveira
@renata_azzii

@Click_SaoLeo

0 comentários:

Postar um comentário

O Click São Léo agradece seu comentário.