#E-você? – A política e as eleições.

domingo, 29 de agosto de 2010

Concordo que no ano das eleições é uma confusão em nossas cabeças, pelo menos na minha é. É um estresse total ficar ouvindo propagandas políticas de todos os lados, até porque alguns candidatos exageram. Sei que a maioria das pessoas se irrita muito também com as propagandas eleitorais que passam na televisão durante a programação noturna, mas hoje vejo a importância das mesmas. Olhando as propostas dos candidatos podemos escolher o que realmente queremos para os próximos quatro anos. Tantas pessoas fazem más escolhas, acabam depois se arrependendo e não fazem ideia de que são milhões de pessoas prejudicadas quando se trata da questão federal. Não posso implorar que todos procurem saber sobre a política, mas quero deixá-los um pouco mais informados quanto as funções que cada político que votamos vai exercer nos próximos quatro anos. Se você ainda não sabe ou quer saber um pouco mais sobre cada função:

DEPUTADO ESTADUAL

Segundo a Constituição Federal de 1988, deputado estadual é um detentor de cargo político, que tem a incumbência de representar o povo na esfera estadual. Para um candidato ser eleito, é considerada a votação de seu partido político ou coligação de partidos, além da votação recebida pelo candidato. O deputado Estadual desenvolve suas funções na Assembleia Legislativa Estadual. Em situações normais, seu mandato é de quatro anos. Entretanto, o candidato pode concorrer à reeleição diversas vezes, sem haver uma quantidade limitada de mandatos. Sua função principal no exercício do cargo é legislar, propor, emendar, alterar, revogar e derrogar leis estaduais. Além de fiscalizar as contas do governo estadual, criar Comissões Parlamentares de Inquérito e outras atribuições referentes ao cargo.

DEPUTADO FEDERAL

O deputado federal é o representante do povo, na integração da sociedade; a sua representação tem o caráter de representação nacional embora estejam presos à sua base de sustentação política. Não há, no direito eleitoral brasileiro, a representação distrital, todavia, à exceção de poucos deputados federais que recebem votos em toda a circunscrição do Estado ou do Distrito Federal, a maioria vive em função de seu colégio eleitoral, atendendo à sua clientela política a par das suas obrigações de parlamentar afeito ao interesse nacional.

GOVERNADOR

Dentre o poder executivo do Estado, o cargo de governador é o cargo político que representa a autoridade máxima. Somente em países cujo pacto é federativo, o governador é eleito de quatro em quatro anos, através de votação. A principal função do governador é de chefiar o executivo a nível estadual.

SENADOR

O Senador é o encarregado de representar os Estados-membros da federação, são eleitos diretamente.

Cabe ao senador:

- Zelar pelos direitos constitucionais do povo;
- Propor, debater e aprovar leis de interesse nacional;
- Aprovar a escolha presidencial dos presidentes e diretores de empresas públicas, membros do poder judiciário e diplomatas;
- Autorizar operações financeiras externas e condições de crédito.

Fiscalizar o Presidente da república e avaliar e votar Projetos de Lei, entre outros. Seu mandato é de oito anos, o Distrito Federal e cada estado têm o direito de elegerem três senadores, independente do seu tamanho e de sua população.

PRESIDENTE

O Presidente é a autoridade máxima do poder executivo nacional.  São delegadas a ele as tarefas de Chefe de Estado. Seu mandato é de quatro anos podendo se reeleger (uma única vez) em eleições futuras, é eleito por voto secreto e direto. É dever do presidente zelar pelos direitos da soberania nacional, defendendo seu país e a nação que nele habita.

E agora que você já sabe tudo isso, espero que vote consciente e não deixe que comprem a sua opinião, ela é valiosa! Não deixe que os candidatos nos vejam como um povo burro, fazendo campanhas: “PIOR DO QUE TÁ NÃO FICA, VOTE TIRIRICA”, o que nos representa muito mal. Temos sim nossas escolhas e vamos fazer com que o nosso país melhore. E se quiser saber mais sobre política, indico o site do governo. http://www.brasil.gov.br

 

ENTREVISTADOS DESTA MATÉRIA:

Mariana Bier, 18 anos, São Leopoldo

www.twitter.com/maarinter

1) O que você pensa sobre o horário eleitoral gratuito na televisão?

Acho interessante, mas ao mesmo tempo se torna chato, porque ao invés de muitos políticos fazer desse horário um horário para se "debater", eles acabam fazendo piadas com suas próprias propagandas.

2) Você está procurando notícias e informações para conhecer bem os candidatos deste ano?

Não, alguns eu já tenho em mente, mas não parei para prestar atenção em nada ainda.

3) Você sabe qual a função que cada um exerce no estado ou no país?

Muito pouco.

4) Onde você procura algo sobre a política?

Conheço algumas pessoas que são desse meio, e através deles eu procuro me informar.

5) Você já escolheu os candidatos em quem irá votar?

Sim, falta deputado estadual e senador.

 

Douglas José Fritch, 20 anos, São Leopoldo

1) O que você pensa sobre o horário eleitoral gratuito na televisão?

Acredito que seja um espaço para os candidatos expor suas ideias e propostas, é insuficiente, claro, mas da para ter uma noção do que cada um pretende.

2) Você está procurando notícias e informações para conhecer bem os candidatos deste ano?

Bom, na verdade tenho um partido já e conheço bem o ideal dele e seus candidatos. Então na verdade tenho acompanhado pouco as propostas dos outros candidatos.

3) Você sabe qual a função que cada um exerce no estado ou no país?

Conheço sim a função de cada um, e acredito que todo o cidadão antes de votar deveria saber qual a função que cada um exerce, até para avaliar se o candidato exerceu bem sua função no caso de reeleição.

4) Onde você procura algo sobre a política?

Procuro quase sempre pela internet, pela praticidade e por ser mais acessível.

5) Você já escolheu os candidatos em quem irá votar?

Sim, na verdade é difícil escolher, pois na época de eleição há pouco tempo para se conhecer a fundo os candidatos, mas já tenho meus votos decididos.

 

Dyana Vendramin Cornélio, 19 anos, São Leopoldo

1) O que você pensa sobre o horário eleitoral gratuito na televisão?

Bom, eu acho um pouco de falta de tempo, porque são 50 minutos diários com os candidatos falando sempre as mesmas coisas, eu acho que não precisaria todos os dias ter o horário eleitoral.

2) Você está procurando notícias e informações para conhecer bem os candidatos deste ano?

Sim, eu sempre procuro notícias recentes sobre o candidato em quem eu quero votar, e também, coisas que ele já fez no passado, se ele foi um bom político, o que ele fez de melhorias no estado.

3) Você sabe qual a função que cada um exerce no estado ou no país?

De alguns, eu sei.

4) Onde você procura algo sobre a política?

Eu leio jornais e também procuro pela internet.

5) Você já escolheu os candidatos em quem irá votar?

Sim, já escolhi.

______________________________

Luana T. Nyland
@luanataisofc
@Click_SaoLeo

1 comentários:

Tales Kraemer disse...

Parabéns Lu pela matéria!

Postar um comentário

O Click São Léo agradece seu comentário.