Notícia - Morre Bob Anderson, esgrimista que interpretou Darth Vader no cinema

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Anderson foi esgrimista olímpico e trabalhou em Hollywood por cinco décadas

 

Foto: Leon Hill / AP

 

Morreu neste domingo, aos 89 anos, o esgrimista olímpico e mestre da espada Bob Anderson, que interpretou Darth Vader em dois dos três filmes originais de Guerra nas Estrelas.

 

Ao longo de cinco décadas como um mestre das espadas e diretor de combates, Anderson trabalhou com atores como Errol Flynn e Antonio Banderas.

 

Embora Vader, o arqui-inimigo de Guerra nas Estrelas, fosse interpretado por David Prowse, Anderson atuou nas cenas-chave de duelo em O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi.

 

— David Prowse não era muito bom com a espada, e Bob não conseguiu que ele fizesse os movimentos — disse o ex-assistente de Anderson, Leon Hill. — Felizmente, Bob podia colocar a roupa e fazer as cenas ele mesmo.

 

As cenas saíram perfeitas, embora Anderson, então com cerca de 60 anos, fosse bem mais baixo do que Prowse, que media 1,98m.

 

Poucos sabiam da participação de Anderson nos longas até que Mark Hamill, que interpretou Luke Skywalker, revelou em uma entrevista de 1983.

 

— Bob Anderson foi quem realmente interpretou as lutas de Vader — disse o ator. — Seria um segredo eterno, mas no fim eu disse ao diretor George (Lucas) que eu não achava justo. Bob trabalhou tão duro que ele merece o reconhecimento. É ridículo tentar manter o mito de que (Vader) foi interpretado apenas por um homem.

 

Robert James Gilbert Anderson nasceu em Hampshire, Inglaterra, em 1922, e iniciou-se na esgrima muito pequeno.

 

— Eu nunca tomei a espada — disse ele em uma entrevista para o documentárioReclaiming the Blade, em 2009. — Acho que a espada me tomou.

 

Anderson fazia parte da Marinha antes da II Guerra Mundial e, depois da guerra, tornou-se um treinador de esgrima e representou a Grã-Bretanha nos Jogos Olímpicos de 1952 e nos campeonatos mundiais de 1950 e 1953.

 

Na mesma década tornou-se treinador da equipe nacional de esgrima da Grã-Bretanha, cargo que ocupou até 1970.

 

Paralelamente ao seu trabalho como atleta profissional, começou a se envolver com filmes. O primeiro ator que treinou foi Errol Flyn, para Minha Espada, Minha Lei de 1952.

 

Com o tempo, ele se tornou um dos extras, coreógrafos de lutas e professores de esgrima mais solicitado para filmes em Hollywood. Trabalhou nos filmes de James Bond Ordem para Matar e Um Novo Dia para Morrer, com Banderas em A Máscara do Zorro e A Lenda do Zorro, e na trilogia O Senhor dos Anéis.

 

O presidente da Academia Britânica de Esgrima, Philip Bruce, disse que Anderson foi "um dos maiores mestres de esgrima, bem como um diretor e coreógrafo de lutas de classe mundial.

 

Anderson deixou a mulher, Pearl, e três filhos.

 

__________

 

Zero Hora.

 

__________

 

Igor H. Mello (@_igormello)
@ClickSaoLeo

0 comentários:

Postar um comentário

O Click São Léo agradece seu comentário.