Mundo - Da Vinci sobre gelo no Oceano Ártico

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

“O Homem Vitruviano”, de Leonardo Da Vinci, foi recriado pelo artista John Quigley, no Oceano Ártico, a pedido da organização ambiental Greenpeace. Embora o trabalho tenha sido executado dia 29 de agosto, o resultado só foi apresentado ontem. A intenção é uma só: chamar a atenção para o derretimento do Ártico e a necessidade de uma decisão dos líderes mundiais quanto a estabelecer medidas urgentes para conter o aquecimento global. 

 

 

A manifestação ocorre quase que simultaneamente à divulgação de que a quantidade de gelo que cobre o Ártico caiu no verão boreal de 2010 ao mínimo já registrado. Os resultados do estudo serão publicados oficialmente em breve e sugerem que o afinamento do gelo superou a recuperação na área.

 

O estudo estimou que a cobertura de gelo no Ártico em 2010 – calculada com base na sua espessura e extensão – foi inferior ao recorde negativo anterior, em 2007, refletindo a tendência global de aquecimento. 

Não é só isso. Os cientistas preveem que o Ártico pode ficar totalmente sem gelo durante o verão daqui a algumas décadas. Isso criaria oportunidades lucrativas em áreas como navegação e exploração de petróleo, mas também teria consequências climáticas para o mundo todo, a começar pelo aumento do nível dos mares.

 

Os autores do estudo, da Universidade de Washington, em Seattle, desenvolveram um modelo para estimar a espessura do gelo no oceano Ártico com base em medições dos ventos e da temperatura atmosférica e oceânica. Os resultados foram comparados com amostras reais. 

 

"O fato realmente preocupante é a tendência de redução nos últimos 32 anos", disse Axel Schweiger, principal autor do estudo, referindo-se aos registros por satélite do Ártico. A redução em 2010, segundo o estudo intitulado "Incerteza no volume de gelo marinho do Ártico estimado por modelos", foi "por uma margem suficiente para estabelecer um novo recorde estatisticamente significativo".

 

__________

 

Fonte: Terra da Gente

 

__________

 

Tales Kraemer (@taleskraemer)

@ClickSaoLeo

0 comentários:

Postar um comentário

O Click São Léo agradece seu comentário.