Menina de 8 anos não havia sido vacinada e tinha leucemia
A Secretaria de Saúde de Porto Alegre confirmou nesta segunda-feira a primeira morte por gripe A de 2011. A vítima foi uma menina de 8 anos, residente no bairro Aberta dos Morros. Ela não havia sido vacinada e tinha leucemia. A paciente estava fazendo quimioterapia, tinha diabetes e era obesa. O caso já havia sido notificado, segundo a secretaria.
Até a última sexta-feira, o balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde registrava 96 casos confirmados, sendo 11 óbitos em 2011.
Previna-se:
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde orienta que as pessoas tomem medidas preventivas, como lavar as mãos, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, ventilar os ambientes, afastar os doentes do convívio social por uma semana.
O tratamento com antiviral para casos suspeitos de influenza internados ou ambulatoriais continua sendo o foco do combate à doença. O antiviral (oseltamivir) deve ser receitado pelo médico em casos suspeitos, de preferência nas primeiras 48 horas do quadro clínico (febre, tosse, dor de garganta, dores musculares e nas juntas).
O medicamento está disponível nas farmácias populares e nos locais de dispensação determinados pelas Secretarias Municipais de Saúde.
_________
Fonte: Zero Hora.
__________
Igor Henrique Mello (@_igormello)
@ClickSaoLeo
0 comentários:
Postar um comentário
O Click São Léo agradece seu comentário.