Comunicação – Rádio Ipanema #FAIL

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

De uma maneira abrupta, os ouvintes da Ipanema FM ficaram sabendo no dia 12/08 que a rádio, caracterizada por sua programação musical diferenciada, mudaria a partir de segunda. À tarde, o apresentador Cláudio Cunha reclamou, ao vivo, das mudanças na emissora. Cunha chegou a abandonar o
programa que estava apresentando e, ao fundo, se ouvia uma discussão dele com alguém da produção da rádio. Na internet, a notícia correu cedo: a Ipanema como conhecemos não existe mais e, na segunda-feira, até sertanejo e pagode começará a tocar.

 

A Ipanema FM passará a ter uma grade de programação mais jovem, voltada ao público que hoje está nas mãos da Jovem Pan 2 FM 97.5 (atual líder no segmento jovem/pop na capital gaúcha) e da Atlântida FM 94.3. Nos últimos anos a 94.9 FM teve números de audiência relativamente baixos na comparação com outras FMs comerciais de Porto Alegre, porém considerado normal pela proposta de programação adotada pela Ipanema nos últimos anos. No dia 15 a marca Ipanema será mais uma rádio jovem nas mãos do Grupo Bandeirantes.

 

http://sul21.com.br/jornal/wp-content/uploads/2011/08/logonovoipanema.jpg

 

Pode ser um viral?

Em meio às lamentações dos “ipanêmicos” na internet, houve quem desconfiasse se tratar de uma ação de marketing da emissora, para chamar atenção e anunciar,na segunda-feira, que jamais a Ipanema iria abandonar seu público. A coordenadora de produção da Ipanema, Paola Kremer, negou se tratar de algo combinado. “Espero que seja”, lamentou. Segundo Paola, a grade de programação já está alterada, seguindo uma ordem da direção do Grupo Bandeirantes em São Paulo para popularizar a emissora conhecida pelo estilo alternativo. Sertanejo e pagode estariam, sim, no cardápio
da “nova” Ipanema.

 

Agência teria feito reposicionamento

Apesar da confirmação da coordenadora da rádio, uma agência de Porto Alegre trabalha, há alguns meses, no reposicionamento da Ipanema. Mudanças ocorrerão, mas não passariam, nem de longe, por mudar drasticamente a orientação da rádio. No seu site, a Ipanema anuncia uma mudança na logomarca, que deixa o “n” e passa a ser um “i” em preto e amarelo.

 

Assunto repercute no Twitter

No Twitter, a jornalista Kátia Suman, que voltou à Ipanema depois de uma passagem pela RBS, disse estar “de cara” com a situação. “Eu estou de cara, me pediram calma. Só sei que segunda-feira as coisas vão mudar. Talvez nem entre no ar…”, escreveu. Outros apresentadores de programas se manifestaram no mesmo sentido, se mostrando chateados e dizendo não saber sobre o destino de seus programas.  No Twitter, o diretor da concorrente PopRock, Mauro Borba, deu uma cutucada: “Semana terminando e eu não criei nenhum viral enigmático e pretensamente criativo…”

 

A nova programação da Ipanema começou a ir ao ar a meia-noite de ontem (14/08) com Restart, Luan Santana e até, acreditem, BETO BARBOSA com Adocica meu amor, adocica

 

A maioria do pessoal, até mesmo eu, acredita que a Radio Ipanema esteja trollando o público. Não é possível que a OVELHA NEGRA se torne a OVELHA COLORIDA. Há nisso, provavelmente, uma grande jogada de marketing.

 

Encontrei no YouTube essa madrugada, um vídeo sobre uma marca de chocolate Romena, denominada ROM, que fez uma campanha parecida com essa da Ipanema (veja o vídeo no final da postagem). O chocolate que era ilustrado com a bandeira do país passou a estar numa embalagem com a bandeira dos Estados Unidos.

 

Claro que a polêmica mudança gerou diversos protestos pelo país. Era gente reclamando no Twitter, no Facebook, nos blogs, nas ruas, por tudo mesmo; e isso fez com que a marca de chocolates ROM tivesse uma elevada publicidade sem precisar gastar com marketing, os próprios consumidores fizeram isto pela empresa, o que também elevou enormemente as vendas do produto no país.

 

Como a rádio Ipanema tem um público mais seleto, que é minoria, acredito que esta seja, também, uma forma de expandir as fronteiras da rádio a partir da divulgação, mesmo que contrária, nas redes sociais, para que então esta volte a ter a clássica programação.

 

 

Que seja mesmo uma jogada de marketing e que a nossa adorada Ovelha Negra volte logo =)

 

__________

 

Redação Click São Léo

Colaboração @ N I L N E W S

 

__________

 

Evelise Schenatto (@eveschenatto)

@ClickSaoLeo

0 comentários:

Postar um comentário

O Click São Léo agradece seu comentário.