O nível do Rio dos Sinos atingiu 6,3 metros no fim da manhã em São Leopoldo, no Vale do Sinos. De acordo com a Defesa Civil, às 21h de ontem a medição indicava 5,9 metros. Diante do aumento constante, a remoção de moradores das áreas de risco iniciou ainda na sexta-feira e prosseguirá durante o sábado.
— A chuva forte reflete no município cerca de três dias depois. Estamos em alerta — explica Silomar Gomes, coordenador municipal da Defesa Civil.
De acordo com Silomar, o rio deve chegar aos 6,4 metros até o fim da tarde, ficar estável durante a noite e começar a retomar o seu nível normal a partir de domingo.
— Se não fosse o sistema de proteção contra as cheias, teríamos uma enchente de grandes proporções — afirma.
Em Novo Hamburgo, a prefeitura já preparou dois abrigos nos bairros Canudos e Santo Afonso. As autoridades pedem que a população não espere o rio subir ainda mais para decidir sair de casa. A estimativa é que mais de 100 famílias poderão ficar desalojadas.
Canoas também está em alerta para a cheia na Prainha do Paquetá. Segundo Mauro Guedes, da Defesa Civil da cidade, como o nível das águas continuará subindo, muitas famílias já solicitaram a remoção.
— Ontem ninguém queria sair e ser removido, mas hoje, como aumentou muito a água e a tendência é aumentar até segunda-feira talvez de 70 centímetros a um metro, vai se instaurar uma situação bem grave para nós. Estamos descendo o rio e vamos avaliar toda essa situação
__________
Via Rádio Gaúcha / Zero Hora
__________
Evelise Schenatto (@eveschenatto)
@ClickSaoLeo
0 comentários:
Postar um comentário
O Click São Léo agradece seu comentário.